Como gerenciar seu tempo no trabalho

20 de março de 2012
0 Comentários

O ano de 2012 está começando, porém a rotina de trabalho tende a ser a mesma ou até pior, pois as empresas estão cada vez mais buscando profissionais dinâmicos, que tenham capacidade de entregar mais do que lhe é solicitado e sejam flexíveis para acompanhar as mudanças.

Não existe fórmula mágica, ferramenta eficiente ou uma grande invenção para gerenciar o tempo que não seja a sua própria vontade. Se não houver comprometimento, planejamento e disciplina, dificilmente uma agenda de última geração resolverá o seu problema. Estamos falando em atitude! É necessário vontade de querer fazer as coisas acontecerem com menos esforço.

Muitos profissionais alegam trabalhar muito e não conseguirem dar conta do recado. Isso será cada vez mais comum. Não é possível diminuir as solicitações que serão recebidas, os projetos que deverão ser entregues e muitas vezes nem mesmo a expectativa da empresa em relação às suas entregas, portanto, é preciso mudar a forma como se comportar frente às inúmeras tarefas.

Algumas mudanças são necessárias como:

  • Para entregar: uma meta, um projeto, um relatório é imprescindível PLANEJAR. Organize um cronograma. Escreva tudo que é preciso fazer para entregar “determinada meta” em “determinado dia”. Nesta etapa é importante escrever tudo, desde tarefas simples às mais complexas, pois tarefas consideradas como simples também consomem tempo e de pouco em pouco você não vai perceber como o tempo passou;

  • COMPROMETA-SE com o planejamento! Muitas pessoas entendem que planejar é perder tempo. “Que horas farei o cronograma, estou cheia de coisas para fazer. Parar um tempo para organizar as tarefas não é o mesmo que perder tempo. Ter as tarefas descritas pode facilitar inclusive a redistribuição do tempo se algo der errado. Agora, se não souber o que  fazer, como poderá mudar o rumo das atividades?

  • Consulte o seu planejamento periodicamente para checar se os prazos que você estabeleceu estão sendo cumpridos. O ideal é dividir as atribuições em atividades semanais para que haja tempo suficiente para ir corrigindo a rota caso algum prazo não seja cumprido. Um bom gerenciamento do tempo requer DISCIPLINA.

O ano é novo e o seu comportamento também pode ser. Não dá para continuar fazendo as mesmas coisas e esperar por resultados diferentes. Modifique-se! Faça diferente! Aproveite seu tempo!

[topo]

Gostaria de comentar? Fique a vontade!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *